quinta-feira, 22 de maio de 2014

Yamaha MT-125

Surpresa. Essa foi a sensação despertada pela Yamaha

Texto: Carlos Bazela / Agência INFOMOTO
Modelo lançado na Europa investe em componentes refinados e “cara” de moto grande para atrair jovens motociclistas para o “lado negro” da marca
Visualmente, a nova street da Yamaha parace uma moto de maior cilindrada, principalmente a MT-07 - Divulgação
Visualmente, a nova street da Yamaha parace uma moto de maior cilindrada, principalmente a MT-07 - Divulgação

Surpresa. Essa foi a sensação despertada pela Yamaha durante a última semana ao revelar a MT-125, novo modelo da icônica família “Masters of Torque”. Pela primeira vez a linha que já revelou as exóticas MT-01 e MT-03 e, mais recentemente, as equilibradas MT-09 e MT-07, conta com uma representante no segmento da baixa cilindrada. Recebida pelo público europeu, onde foi lançada, a MT-125 convida agora aos motociclistas mais jovens a abraçar seu “lado negro”.
Com a nova moto, a Yamaha busca atrair motociclistas mais jovens e urbanos - Divulgação
Com a nova moto, a Yamaha busca atrair motociclistas mais jovens e urbanos - Divulgação

Embora carregue consigo toda a expectativa de uma 125cc – entenda ágil e dócil, a MT-125 encontra-se em outro patamar. Sim, ainda estamos falando de uma moto concebida principalmente para o uso diário em centros urbanos. Entretanto, as linhas agressivas no tanque de 11,5 litros de capacidade, que terminam diretamente acima das entradas de ar que ladeiam o radiador, deixam claro de que se trata de uma autêntica streetfighter.
Com visual e componentes diferenciados, a MT-125 chega ao mercado europeu em meados de julho - Divulgação
Com visual e componentes diferenciados, a MT-125 chega ao mercado europeu em meados de julho - Divulgação

Por conta do design, a nova moto remete quase que de imediato à MT-07, o que inclui algumas características em comum, como o farol poligonal e o escape mais curto do lado direito.
O farol poligonal é herança dos mais recentes modelos da família: A MT-07 e a MT-09 - Divulgação
O farol poligonal é herança dos mais recentes modelos da família: A MT-07 e a MT-09 - Divulgação

O look robusto e esportivo ainda é reforçado pelo spoiler inferior, que protege o motor e ainda ajuda a centralizar a massa.
O spoiler inferior protege o motor, centraliza a massa e ainda reforça o aspecto esportivo da moto - Divulgação
O spoiler inferior protege o motor, centraliza a massa e ainda reforça o aspecto esportivo da moto - Divulgação

Destacam-se também a lanterna traseira em LED, que se “esconde” abaixo do assento da garupa, as rodas em liga leve com aros em forma de “Y” e o painel digital que, segundo a Yamaha, foi desenhado com base nos smartphones.
A lanterna traseira em LED se "esconde" abaixo da garupa - Divulgação
A lanterna traseira em LED se "esconde" abaixo da garupa - Divulgação

Componentes refinados
A MT-125 está equipada com um motor monocilíndrico de comando único no cabeçote (SOHC) de 124,7 cm³. Arrefecido a líquido, o propulsor é capaz de gerar até 15 cv de potência máxima a 9.000 rpm, enquanto o torque máximo obtido é de 1,25 kgf.m a 8.000 rpm.
O propulsor é o mesmo monocilíndirco de 124,7 cm³ da superesportiva YZF -R125 - Divulgação
O propulsor é o mesmo monocilíndirco de 124,7 cm³ da superesportiva YZF -R125 - Divulgação

O câmbio é de seis velocidades. Tanto o motor quanto o chassi Deltabox feito em aço são oriundos da nova geração da mini-esportiva YZF-R125.
Além do motor, o chassi Deltabox em aço também foi herdado da mini esportiva YZF-R125 - Divulgação
Além do motor, o chassi Deltabox em aço também foi herdado da mini esportiva YZF-R125 - Divulgação

A nova naked da Yamaha também traz outros componentes de respeito. Entre eles, freios a disco nas duas rodas, sendo o dianteiro flutuante com 292 mm de diâmetro e pinça de fixação radial. Já o traseiro tem 230 mm de diâmetro.
O escape curto ao lado direito também é herança da MT-07 - Divulgação
O escape curto ao lado direito também é herança da MT-07 - Divulgação

Outro diferencial é o conjunto de suspensão, composto por garfo telescópico invertido com curso de 130 mm, na dianteira, e monoamortecida com link e pré-carga da mola ajustável, na traseira, com curso de 114 mm.
Componente refinado: o freio a disco dianteiro tem pinça de fixação radial - Divulgação
Componente refinado: o freio a disco dianteiro tem pinça de fixação radial - Divulgação

Mais street do que fighter
Mesmo com assento e garupa divididos em dois níveis para reforçar a proposta esportiva da streetfighter, a Yamaha tomou cuidado para que a moto não perdesse a ciclística ágil e posição de pilotagem confortável.
Para manter a esportividade da família, assento bipartido para piloto e garupa - Divulgação
Para manter a esportividade da família, assento bipartido para piloto e garupa - Divulgação

São exigências primárias para um modelo criado com foco nos motociclistas urbanos mais jovens.
A MT-125 manteve características de moto street, como a agilidade nas ruas - Divulgação
A MT-125 manteve características de moto street, como a agilidade nas ruas - Divulgação

E também uma preocupação importante, uma vez que a origem do projeto foi uma “mini superbike”.
Com assento baixo e guidão confortável, a MT-125 é indicada para quem usa a moto todo dia - Divulgação
Com assento baixo e guidão confortável, a MT-125 é indicada para quem usa a moto todo dia - Divulgação

Desta forma, a marca dos três diapasões diminuiu a altura do assento para 820 mm e equipou a MT-125 com um guidão mais largo, cujo ângulo de esterço é de 25 graus.
As entradas de ar laterais e o formato do tanque reforçam a proposta streetfighter - Divulgação

As entradas de ar laterais e o formato do tanque reforçam a proposta streetfighter - Divulgação

Com previsão de chegada às concessionárias europeias em meados de julho, a moto ainda não teve seu preço definido, mas já deixa claro que a Yamaha, definitivamente, não tem medo de dar tiro no escuro para atrair novos consumidores.

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