Bom, pessoal, que todos devemos cuidar das nossas motos, já sabemos. A abordagem de hoje, ilustrará o desgaste sofrido pelo cabo do acelerador e mangueiras de combustível.
Dificilmente sua moto irá parar sem dar um sinal. No caso do cabo do acelerador, aqueles estalos seguidos de pequena folga durante o deslocamento com sua moto, indicam que a vida útil está chegando ao fim. Inspecioná-lo e lubrificá-lo em toda revisão é indispensável.
Se seu mecânico não faz ou você desconfia, faça você mesmo. Das poucas motos que tive, todas partiram ou partiriam no lado próximo ao punho, devido à maior exposição das intempéries climáticas. Todos eles reclamaram antes de partir.
Os estalos são referentes aos fios de aço, que compõem o cabo, que vão se partindo. Ao deparar-se com esta situação, compre um novo e troque, para não pagar mais caro no guincho do meio do nada até sua casa.
Fios do cabo partidos
Lembre-se sempre de lubrificar bem os cabos antes de instalá-los. Isso diminui o "peso" no punho do
acelerador e aumenta a durabilidade.
Outro item importante que se passa fácil e que pode deixar na mão ou causar um incêndio, são as mangueiras de combustível.
Verifique no manual do veículo qual prazo máximo delas, caso não tenha constatado ressecamento e/ou rachaduras na ponta da mangueira, bem como enrijecimento em todo comprimento.
Algumas linhas de combustível passam muito perto do motor e a variação térmica favorece no desgaste delas. Fique atento!
Mangueira ressecada à direita
Lave sua moto você mesmo, para que possa notar detalhes que precisem ser corrigidos. Dedique um tempo à sua companheira.
Cuidando bem, sempre tem!
Até a próxima e muitos Km!
Bahia e MCES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário