"Poço Verde é um município brasileiro do estado de Sergipe. Está localizado no Agreste Sergipano. Atualmente Poço Verde é o maior produtor de Feijão do Estado de Sergipe e o 12º do país sendo o 2º de milho no Estado.Também subsiste da pecuária existentes em várias zonas rurais.
O início da história de Poço Verde se dá a partir de 1609, quando António Guedes adquiriu uma sesmaria. Estas terras, provavelmente abrangem todos os limites, desse município.
A origem do nome Poço Verde está relacionada a um poço, situado na fazenda do Sr. Sebastião da Fonseca Dória, conhecida como Fazenda Poço do Rio Real. Após um período de estiagem (seca), permanecendo a sua superfície com uma vegetação verde, mudou-se o nome para "Fazenda Poço Verde", e mais tarde o povoado recebeu este nome. Sebastião da Fonseca Dória, é considerado um dos fundadores de Poço Verde, pois terras para a fundação de Poço Verde, foram doadas por ele.

Localiza-se a uma latitude 10º42'30" sul e a uma longitude 38º11'00" oeste, estando a uma altitude de 268 metros. Sua população estimada em 2012 era de 24 834 habitantes.

Possui uma área de 380,7 km². O município possui ainda um grande número de povoados, com alguns que se destacam na independência, tamanho e povoação, como a Vila São José ( que já apresenta interessa em se desmembrar da sede) e o povoado Tabuleirinho.
Em 1863, a povoação de Poço Verde começou a formar-se primitivamente à margem direita do rio Real, no estado da Bahia, daí sendo, depois, transferida para o lado esquerdo do rio, no estado do Sergipe devido a questão religiosa pois, pertencia quando na Bahia à Diocese de Jeremoabo, muito distante do povoado e com pouca assistência por parte dos párocos.
Ao se transferir para Sergipe, ficou pertencendo a Diocese de Tobias Barreto, bem mais perto e portanto com muito mais assistência de párocos.
Por volta de 1923, foi criado o distrito de Poço Verde, passando a sua sede à categoria de Vila, em 1938 segundo as disposições da Lei Federal nº 311 de 2 de março de 1938. Pertencia o referido distrito ao município de Campos(hoje, TOBIAS BARRETO).
Finalmente em 25 de novembro de 1953, foi criado o município de Poço Verde, desmembrado de Tobias Barreto passando automaticamente à categoria de cidade por força da Lei Federal nº 525 - A, de 25 de novembro de 1953.
Hoje Poço Verde é o maior produtor de Feijão do Estado de Sergipe e o 12º do país sendo o 2º de milho no Estado.Também subsiste da pecuária existentes em várias zonas rurais.
Poço Verde possui o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) que tem como prioridade a formação de professores para a Educação Básica.
O município conta o Polo de Apoio Presencial da UAB, que em parceria com a Universidade Federal de Sergipe oferece cursos de Licenciaturas nas seguintes áreas: Letras-Português,Matemática, Geografia, História, Química, Física e Biologia.
O município é também referencia na Religião. Possui um grande número de católicos mas também de evangélicos, que se localizam principalmente nas Igrejas Adventista do Sétimo Dia e as testemunhas de Jeová.
Algumas das mais tradicionais festas cristãs da cidade são as de São Sebastião, o padroeiro da paróquia local, e da Santa Cruz.
As Festas de Janeiro são bastante populares no município e atraem sempre muitos turistas. São Sebastião, o mesmo do Rio de Janeiro, é o padroeiro da Cidade, contando com uma estátua em frente a Igreja Matriz."
Imagens: Foto da Igreja
Fonte: Wikipedia em 10/04/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário