sexta-feira, 27 de maio de 2016

MCES: 1° Moto Fest Ituberá, BA

"Ituberá é um município brasileiro do estado da BahiaFoi originada de uma Aldeia de Índios que chegaram na região no século XVIII, situa-se na Região do Baixo Sul da Bahia e é conhecida por ser a "Capital da Águas" do Baixo Sul, devido a sua abundância hídrica e suas belíssimas cachoeiras. Situada também na Região Turística que se chama Costa do Dendê, onde estão englobadas belas praias da Bahia.


A microrregião de Ituberá foi primitivamente habitada pelos índios Aimorés.








A Cachoeira da Pancada Grande situa-se a aproximadamente 5 km da área central do município de Ituberá-Bahia, na divisa com o município de Igrapiúna. Fica numa Área de Proteção Ambiental - APA, sob administração das Plantações Michelin da Bahia.


A cachoeira possui uma queda d'água de aproximadamente 80 metros, no alto curso do Rio Mariana. Tem uma estrutura adequada para receber visitantes, 2 mirantes convenientemente dispostos para turistas, uma trilha ecológica na parte superior da cachoeira e um centro de visitantes, sobre as fundações de uma antiga usina hidroelétrica que ali funcionava.







Betão amigo do Espírito Sergipano


A construção da estrada BA-02, em 1942, provocou a decadência de Ituberá, uma vez que todo o comércio da região era feito por via marítima. Esse fato abalou a economia do município, resultando numa fase de declínio. Somente na década de 1950, com a introdução da cultura do cravo-da-índia, Ituberá retomou o seu progresso. Os nativos de Ituberá são chamados ituberaenses.


Ituberá foi elevada a categoria de Vila em 27 de dezembro de 1758, por ordem do Conselho Ultramarino, com o nome de Santarém. A lei n.° 759, de 14 de agosto de 1909, concedeu á sede municipal foros de cidade. Por forca do Decreto-lei estadual n.° 141, de 31 de dezembro de 1943, teve seu nome mudado pare Serinhaém, vindo finalmente ser denominado Ituberá de acordo com o Decreto



Dique de Ituberá

Entrada do Evento

Vista de Cima da Cachoeira da Pancada Grande


O município originou-se de uma aldeia indígena, onde, no século XVIII, os jesuítas construíram a igreja de Santo André. Posteriormente, colonizadores portugueses se estabeleceram, desenvolvendo a cultura do cacau e do café, formando o povoado denominado Santarém. Com a penetração de bandeiras, na parte Sul da Bahia, toda mercadoria destinada aos desbravadores, e embarcada no porto de Salvador, era encaminhada ao porto de Santarém. Esse fato incrementou, então, o desenvolvimento da localidade. Em 1909, a vila de Santarém foi elevada à cidade, e, em 1944, o seu topônimo foi mudado para Ituberá."


Troféu







Apresentação de Wheeling



Referência: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário