Bom, pessoal, na postagem de hoje, mostraremos, numa situação real, como a luva pode fazer a diferença no dia a dia. Seja viajando ou simplesmente entrando errado numa curva.
Ninguém quer cair. Mas se nessa curva houver óleo derramado por algum caminhão ou acidente anterior?
Prevenir é melhor que remediar!
O vídeo abaixo fala por si só. São oficiais da ROCAM (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas), cuja avalição e treinamento são diários! Proteja-se!
Vídeo ROCAM caindo.
http://m.youtube.com/watch?v=Lu-wY2Q6ePI
Um dos primeiros passos para escolher uma luva é observar os seguintes itens:
Costura - o ideal é ter costura dupla, que são mais resistentes no caso de abrasão.
Ventilação - alguns modelos tem entradas de ar na parte de cima dos dedos, o que ajuda muito o conforto no versão.
Fechos - as luvas de couro de cano longo normalmente tem dois fechos de velcro. O maior serve para ajustar o cano no diâmetro do casaco e o segundo é uma tira que serve para segurar as luvas nas mãos. Essa tira é muito importante porque é ela que impede a luva sair da mão em caso de abrasão no asfalto.
Conforto - escolha uma luva que permita boa flexibilidade das mãos, sem comprometer a sensibilidade dos dedos. Algumas luvas específicas de motovelocidade tem uma ligação que prende o dedo mínimo ao anelar. Isso é para evitar uma lesão grave no dedinho, que é o mais frágil de todos.
Proteções - verifique se a luva tem proteção tento na palma da mão quanto na parte superior e nos dedos.
Dicas - No caso de chuva, pode-se usar uma luva de borracha - de médico - por cima da luva convencional, porque não existe luva de moto 100% impermeável.
Material - o couro é insubstituível, nenhum outro material oferece as mesas características de proteção e flexibilidade. Algumas luvas misturam couro com tecido, que pode ser boa opção para uso urbano. Mas evite as luvas de material sintético, geralmente de esquiador, porque esse material não resiste à abrasão.


O segundo passo é determinar o tipo de uso. Que podem ser basicamente estes:
Urbano/fora-de-estrada - quem roda quase exclusivamente na cidade pode escolher uma luva curta, de couro com tecido, normalmente usada pelos pilotos de motocross. Elas oferecem boa margem de proteção com a vantagem de serem ventiladas.
Costura - o ideal é ter costura dupla, que são mais resistentes no caso de abrasão.
Ventilação - alguns modelos tem entradas de ar na parte de cima dos dedos, o que ajuda muito o conforto no versão.
Fechos - as luvas de couro de cano longo normalmente tem dois fechos de velcro. O maior serve para ajustar o cano no diâmetro do casaco e o segundo é uma tira que serve para segurar as luvas nas mãos. Essa tira é muito importante porque é ela que impede a luva sair da mão em caso de abrasão no asfalto.
Conforto - escolha uma luva que permita boa flexibilidade das mãos, sem comprometer a sensibilidade dos dedos. Algumas luvas específicas de motovelocidade tem uma ligação que prende o dedo mínimo ao anelar. Isso é para evitar uma lesão grave no dedinho, que é o mais frágil de todos.
Proteções - verifique se a luva tem proteção tento na palma da mão quanto na parte superior e nos dedos.
Dicas - No caso de chuva, pode-se usar uma luva de borracha - de médico - por cima da luva convencional, porque não existe luva de moto 100% impermeável.
Material - o couro é insubstituível, nenhum outro material oferece as mesas características de proteção e flexibilidade. Algumas luvas misturam couro com tecido, que pode ser boa opção para uso urbano. Mas evite as luvas de material sintético, geralmente de esquiador, porque esse material não resiste à abrasão.
O segundo passo é determinar o tipo de uso. Que podem ser basicamente estes:
Urbano/fora-de-estrada - quem roda quase exclusivamente na cidade pode escolher uma luva curta, de couro com tecido, normalmente usada pelos pilotos de motocross. Elas oferecem boa margem de proteção com a vantagem de serem ventiladas.
Estrada - para melhor conforto o ideal é uma luva de couro de cano longo. O cano da luva deve ficar por cima do punho do casaco para evitar que o vento entre pela manga!
Competição/esportiva - quem usa motos de alto desempenho ou costuma praticar track-days em autódromos aí não tem opção nem economia. Esta luva deve ser a mais profissional possível, com costura dupla, proteções de material sólido no punho e por cima dos dedos. Não são baratas, mas custam bem menos do que uma cirurgia de enxerto de pele!
Ah! O garupa deve seguir a mesma linha!
E se por acaso não usar luva de jeito nenhum, pelo menos não use anéis nem pulseiras. Os anéis podem amassar ou engatar em algum obstáculos e provocar o desluvamento, que é a perda da pele do dedo de forma irrecuperável. O único remédio é a amputação!
As imagens abaixo podem ser chocantes para alguns. Se não se sente bem com situações de sangue e osso exposto fora da pele, não veja!
Fonte:
www.youtube.com em 26/09/2013
http://revista.webmotors.com.br/motos/entenda-a-importancia-das-luvas-para-os-motociclistas-/1333466717650
Imagens:
http://images.riffel.com.br/images/_product/1291/1290870/luva-riffel-couro-new-racing-pro-para-motociclista-com-protecoes-8fa3c8.jpg
http://www.daytonamotoshop.com.br/ecommerce_site/arquivos8138/arquivos/1337198847_2.jpg
http://images.riffel.com.br/images/_product/783/783031/luva-riffel-urban-masculina-de-motociclista-com-entrada-de-ar-nos-dedos-db42d55e07.jpg
http://www.connectparts.com.br/arquivos/ids/467719_10/Luva-Moto-Cross-Core-Attack-Pro-Tork-Trilha-Motoqueiro-Connect-Parts-1-.jpg
http://www.bikeriders.com.br/wp-content/uploads/2011/08/Motoegarupa.jpg
http://www.cabuloso.xpg.com.br/cirurgias/Uso-de-Alianca/fotos/www.cabuloso.com2.JPG
http://www.cabuloso.xpg.com.br/cirurgias/Uso-de-Alianca/fotos/www.cabuloso.com1.JPG
http://www2.uol.com.br/suzane/honda/suzane_teste_honda_shadow_2011_003.jpg
http://www.motoesporte.com.br/site/wp-content/uploads/2013/04/kt-5.jpg
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