Saída de Aracaju-SE
Parada para o Café da Manhã
Chegada em Afogados
Afogados da Ingazeira é um município brasileiro localizado na microrregião de Pajeú, estado de Pernambuco. Destaca-se por ser o segundo principal centro comercial do Vale do Pajeú e por ser sede de diversos órgãos públicos como a Gerência Regional de Educação, a Gerência Regional de Saúde, o 23º Batalhão de Polícia, o TG 07-020 sétima região, o Sassepe, o Hospital Regional, a 24º Ciretran Especial, ARE Secretária da Fazenda-PE, Unidade Avançada Corpo de Bombeiros, CREAS regional, Área Integrada de Segurança, além de outros, Possuindo instituições de nível superior e abrigando a Diocese de Afogados da Ingazeira, única diocese de sua microrregião.
É a única cidade pernambucana com menos de 50.000 habitantes classificada pelo IBGE como Centro Subregional B, devido sua rede de influência.
Possui o terceiro maior IDH da região, somente atrás de Triunfo e Serra Talhada, e está situado a 386 km de distância da capital, Recife.
César (CBR) e Thiago Lobos (Gladius) amanhecendo em Propriá-SE, a caminho de Afogados-PE.
Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Carapuça e Queimada Grande.
A cidade de Afogados da Ingazeira teve origem em uma antiga fazenda de criação pertencente a Manuel Francisco da Silva.
Na foto acima está Edna, mais conhecida como Elba Ramalho do MCES, em frente à igreja.
Catedral do Senhor Bom Jesus dos Rémedios
O desenvolvimento da cidade data de 1870, época em que a edificação de casas cresceu.
Na foto acima está Aldemir, vulgo Shrek!
A origem do nome explica-se com a seguinte história: em tempos distantes, um casal de viajantes tentando atravessar o rio Pajeú, em época de enchente, foi levado pela correnteza e desapareceu.
Foto: http://www.blogpajeudagente.com/2014/04/afogados-da-ingazeira-confira-fotos.html
Somente dias depois os cadáveres foram encontrados. Como o município era distrito da cidade de Ingazeira e já existia uma comunidade, no Recife, chamada "Afogados", terminou incorporando o nome de Ingazeira ao seu nome.
Daí o nome Afogados da Ingazeira. Também há quem diga que o casal foi encontrado embaixo de um pé de árvore ingazeira.
Localiza-se à uma latitude 07º45'03" sul e à uma longitude 37º38'21" oeste no vale pernambucano do Pajeú, no nordeste brasileiro, estando à uma altitude de 525 metros.
O município está inserido numa unidade geoambiental denominada "Depressão Sertaneja". Seu relevo é suave-ondulado.
Clima: Semiárido, Precipitação pluviométrica: 676 mm, Temperatura média anual: 23 °C, Meses chuvosos: janeiro a maio.
A cidade caracteriza-se como sendo polo do Sertão do Pajeú. Sendo uma das cidades mais prósperas na área de serviços, comércio e lazer da região. Sua economia Historicamente, sempre teve como base a pecuária de corte (bovinocultura e caprinocultura) e a pequena agricultura, com o cultivo de milho, mandioca e frutas.
Retorno
Além disso, ganhou destaque a avicultura, introduzida no município. A cidade tem um forte comércio nos setores automobilístico, vestuários, materiais de construção, 5 bancos, e distribuidoras que abastecem cidades vizinhas.
O que caracteriza Afogados da Ingazeira são suas belezas naturais, as ricas manifestações da cultura popular presentes no município e um movimentado calendário de festas de rua. um pôr-do-sol dos mais deslumbrantes da terra sertaneja, pois é comum se vê em tardes de firmamento límpido um azul de anil e, ao anoitecer, um pôr-do-sol fora do comum.
No artesanato, destacam-se as coloridas bonecas de pano, de várias formas e tamanhos. Praças, entre elas a de alimentação no centro. Uma grande variedade gastronômica, conta com diferentes bares, churrascarias, hotéis, e clubes aquáticos.
Possui terminal rodoviário, aeródromo e uma ótima organização urbana, classificando-se como uma das poucas cidades de Pernambuco preparada para o futuro. Por toda sua conjuntura é considerada por muitos como uma das cidades mais belas do sertão do Estado. Destacam-se em seu turismo:
- Conjunto de praças e catedral entre os mais bonitos de Pernambuco.
- Serra do Giz, com várias inscrições rupestres.
- Represa Barragem de Brotas.
- O Cinema-teatro São José, um dos poucos cinemas do interior.
- Museu do Rádio.
A cidade de Afogados da Ingazeira possui um clube no Campeonato Pernambucano de Futebol, o Afogadense Futebol Clube, que joga de mandante no Estádio Valdemar Viana de Araújo
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Afogados_da_Ingazeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário